Universidades detentoras de
Repositórios Institucionais e suas publicações sobre o tema
Ráisa Mendes Fernandes de Souza
Universidade Federal de Minas Gerais
raisamendes@yahoo.com.br
A comunidade científica vem enfrentando vários
problemas relativos à publicação, disseminação e acesso ao resultado de suas
pesquisas. Algumas inovações no sistema de comunicação científica, decorrentes
de mudanças provocadas pelos avanços das tecnologias de informação e
comunicação, estão sendo adotadas para minimizar a obsolescência precoce das
publicações e obstáculos a seu acesso restrito e pago. Tais iniciativas estão
relacionadas com o apoio à construção de bases eletrônicas de preprints, bibliotecas digitais de teses
e dissertações, assim como softwares
livres para editoração de periódicos científicos e para publicação de
diferentes produtos, como anais de congressos e resumos, dentre outros. Contudo, até mesmo essas medidas, tomadas
isoladamente, vêm se mostrando ineficientes, devido ao crescimento exponencial
da literatura científica.
Diante desses inúmeros obstáculos para a
disponibilização da literatura formal, além de todos os trabalhos produzidos
pela comunidade docente e que quase nunca se transformam em artigos, os
pesquisadores concluíram que alguma ação deveria ser feita. O ideal seria
disponibilizar de forma centralizada todos os materiais considerados
pertinentes para a comunicação científica (mesmo os que não foram ainda
submetidos à publicação), sejam eles artigos, teses, monografias, slides,
vídeos de palestras e documentos em áudio. Algumas instituições de ensino
superior já concretizaram essa proposta com a implantação de um repositório
institucional (RI), o que tornou-se
recentemente objeto de discussões entre muitos pesquisadores brasileiros
das áreas de Ciência da Informação (CI) e Biblioteconomia.
No glossário de termos[1]do Instituto
Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que é a maior
instituição brasileira de apoio à implantação de RI, o termo é definido como sendo “sistemas de
informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção
intelectual de comunidades
universitárias”.
Crow (2002) afirma que os repositórios constituem-se
como componente crítico para a reforma no sistema de comunicação científica,
uma vez que: ampliam o acesso às pesquisas; aumentam o controle das
instituições sobre a própria produção, reduzindo o monopólio dos periódicos
científicos; podem servir como indicadores tangíveis da qualidade de uma
universidade, demonstrando a relevância científica, social e econômica de suas
atividades de pesquisa, o que acarretaria no aumento de sua visibilidade,
status e valor perante a sociedade.
Dessa forma, os RI possuem
características que os tornam a melhor alternativa para solucionar os problemas
já mencionados relativos à comunicação científica. Mesmo que a implantação e manutenção de um repositório seja
a preocupação central de muitas universidades, até então não foi pesquisado se
as instituições que já adotaram essa tecnologia produzem conhecimento sobre o
tema.
Moreno e Arellano (2005) ressaltam
a importância das publicações científicas para fortalecer o ciclo do
conhecimento científico, que envolve a produção, comunicação aplicação do
conhecimento gerado.
Nesse
processo, a publicação científica exerce uma função essencial, na medida em que
viabiliza a divulgação dos resultados de pesquisa e promove a discussão entre
os pares. Por um lado, a construção do conhecimento científico depende da
disseminação e da transferência das informações, com o intuito de consolidar
novos conceitos, por outro lado, o processo interativo de discussão e aprovação
pelos cientistas garante confiabilidade à pesquisa (MORENO; ARELLANO, 2005, p.
78).
É
esperado que uma instituição acadêmica, detentora de um RI, possua pesquisas
sobre a ferramenta que implantou e esteja engajada com o que há de mais novo
sobre pesquisas alheias nesse domínio.
Este trabalho compreende um estudo
cienciométrico, em vários repositórios institucionais de universidades
brasileiras, a fim de analisar se elas possuem publicações relacionadas ao
assunto. De acordo com Vanti (2002), atualmente, a cienciometria é uma
disciplina que está sendo largamente utilizada para a medição do conhecimento
científico, pois envolve estudos quantitativos das atividades científicas,
incluindo a publicação.
A pesquisa tem como objetivo geral investigar
se as universidades que já implantaram um repositório institucional pesquisam e
publicam sobre o tema. Seus objetivos específicos são identificar os
títulos mais citados; listar os autores com maior presença nos resultados;
identificar as datas de publicações desses trabalhos recuperados e identificar
quais as palavras-chave mais encontradas dentre o corpus de documentos
recuperados.
Realizou-se uma pesquisa quantitativa sobre os resultados
recuperados nos RI de 18 universidades públicas presentes no OpenDoar, que é um
diretório mundial de instituições que já implantaram repositórios de acesso
aberto.
A escolha das universidades se deu aleatoriamente, sendo eleita
apenas uma universidade de cada estado brasileiro que possuísse um RI. As
bibliotecas digitais e demais repositórios, existentes na listagem do OpenDoar,
foram desprezados. Ressaltamos que no período de coleta de dados, Julho de
2011, repositórios de algumas instituições encontravam-se indisponíveis ou
apresentavam erro no momento de retorno dos itens, após a busca realizada. Tais
repositórios foram excluídos do corpus de análise.
Após a definição desse recorte, foram realizadas buscas em todos
os repositórios com as palavras-chave “repositório institucional” e
“repositórios institucionais”, a fim de recuperar os documentos referentes a
esse assunto. Os dados coletados foram tratados por meio do software Microsoft
Office Excel 2007.
Das dezoito (18) universidades públicas escolhidas inicialmente,
apenas cinco (05) recuperaram documentos sobre os termos pesquisados.
Foram analisados todos os títulos recuperados, sem distinção ou
qualquer análise mais aprofundada sobre a sua relação com o tema.
As variáveis analisadas foram:
·
Autores que mais escrevem
sobre o tema: os autores que mais aparecem com publicações nos resultados das
buscas foram: Sely Maria de Souza Costa e Fernando César Lima leite, com
publicações no repositório institucional da UnB; Suzana Pinheiro, Silvana A. B.
G. Vidotti e Sonial Elisa Caregnato foram as autoras, dentre as de maior
destaque, com quantidade menor de publicações nos repositórios da UnB, Unicamp
e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
·
Assunto dos
documentos: realizou-se uma contagem de todas as palavras-chave dos itens
recuperados, para realizar uma análise de quais são, de acordo com o julgamento
das instituições, os outros termos relacionados a RI. Primeiramente buscou-se
nos RI os dois termos – repositório institucional e repositórios institucionais
- que foram os mais encontrados como descritores de assunto, apesar de sua
presença não ter sido unânime dentre todos os resultados. Em segundo lugar foi
realizada uma contagem de todas as palavras-chave, presentes nos arquivos recuperados,
tendo como resultado um número
considerável de trabalhos que não abordavam diretamente assuntos relacionados a
repositórios institucionais, acesso aberto ou mesmo comunicação científica. Os
assuntos ‘repositórios’ (24 ocorrências) e ‘acesso aberto’ (16 ocorrências)
estão presentes em mais da metade dos temas encontrados. Ressalta-se que os
resultados evidenciam certa tendência de relacionamento entre RI e a ‘gestão do
conhecimento/informação’ em universidades (12 ocorrências). Os demais temas encontrados
se relacionam aos RI e Acesso Aberto, em ordem decrescente de ocorrência:
comunicação científica (14), conhecimento científico (04), arquivo aberto (03),
Ciência da Informação (03) e uso da informação (02).
·
Data das publicações: observou-se
uma maior incidência entre os anos de 2007 a 2010, demonstrando ser um assunto
recente até para os pesquisadores de instituições detentoras de um RI.
A pesquisa sobre RI e acesso
aberto, para as universidades que apoiam claramente essa iniciativa, deve ser
incessante, o que não parece estar ocorrendo, de acordo com as análises da
presente pesquisa.
Apesar de muitas pesquisas
existentes abordarem a importância da implantação de um RI, notou-se que as
próprias universidades que implantaram ainda não investiram completamente em
seu aperfeiçoamento. Considerou-se incipientes as pesquisas sobre a temática
nas próprias instituições que possuem os RI, o que requer medidas de incentivo
das universidades, direcionadas aos pesquisadores e comunidade acadêmica em
geral.
O presente trabalho consiste de um
estudo exploratório preliminar, visando-se futuras pesquisas sobre o
desempenho, tanto acadêmico quanto técnico, das universidades frente aos seus
respectivos repositórios implantados.
Torna-se também importante
ressaltar que a UFMG não foi incluída entre as entidades analisadas por ainda
não possuir um repositório institucional implementado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CROW, R. The case for institutional repositories:
A SPARC Position Paper. The Scholarly Publishing and Academic Resources
Coalition. 2002. Disponível em:
<http://www.arl.org/sparc/IR/ir.html> . Acesso em: 01 jul. 2012.
IBICT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em: < http://www.ibict.br/>. Acesso em: 03 jul. 2012.
MORENO, Fernanda Passini; ARELLANO, Miguel Ángel Márdero. Publicação científica em arquivos de acesso aberto. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.76-86 jan./.jun. 2005.
IBICT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em: < http://www.ibict.br/>. Acesso em: 03 jul. 2012.
MORENO, Fernanda Passini; ARELLANO, Miguel Ángel Márdero. Publicação científica em arquivos de acesso aberto. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.76-86 jan./.jun. 2005.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v31n2/12918.pdf. Acesso em: 05 jun. 2012.
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