PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENTRE
OS JOVENS ESTUDANTES DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Maria de Fátima Ferreira
Universidade Federal do Recôncavo
da Bahia - UFRB
Email: mafafe@hotmail.com
INTRODUÇÃO:
O objetivo desse texto é refletir
sobre alguns resultados da pesquisa quantitativa sobre percepção pública da
ciência e tecnologia entre estudantes do último ano de ensino médio e
universitários na cidade de Cachoeira/BA, realizada em 2010. O enfoque da
apresentação de dados e análise é sobre o desconhecimento dos jovens
entrevistados sobre ciência e os cientistas/pesquisadores e a forma como têm acessado
informação sobre ciência e tecnologia.
A cidade de Cachoeira esta situada
na Baía de Todos os Santos, às margens do Rio Paraguaçu, no Recôncavo da Bahia,
tem uma população total de 33.495, é considerada “Cidade Monumento Nacional” e
reúne um importante acervo arquitetônico do estilo barroco. A partir de 2006 começou
a funcionar um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o Centro
de Artes Humanidades e Letras – CAHL, o que acenou com a possibilidade de
desenvolvimento e revitalização da cidade.
No Estado da Bahia além da UFRB,
existe outra universidade federal a Universidade Federal da Bahia - UFBa, com
sede em Salvador. As duas são grandes produtoras de ciência e tecnologia e juntas
têm um papel fundamental na produção e divulgação do conhecimento científico e
tecnológico. Como também devem “trabalhar para que todos os membros da nossa
sociedade passem a ter uma melhor compreensão, não só os resultados da pesquisa
científica, mas da própria natureza da atividade científica. A perspectiva mais
distante, ainda que neste momento possa parecer utópica, é mudar a ciência de
forma que ela possa finalmente diluir-se na democracia.” (LEBLOND, 2006:43).
No Brasil, as três pesquisas
nacionais sobre Percepção pública da ciência mostram que o interesse declarado
por Ciência e Tecnologia em geral é contínuo e crescente: 20% em 1987, 41% em
2006 e 65% em 2010 (MCT, 1987, 2006, 2010). Por outro lado, as mesmas pesquisas
mostram que os entrevistados não conhecem os cientistas brasileiros e que esse
desconhecimento é crescente: 67% em 1987; 86% em 2006; 87,6% em 2010. Nenhuma
cientista ou cientista social foi lembrada entre @s cientistas mais citados. As
pesquisas também mostram que os entrevistados se informam sobre C&T,
sobretudo, pela televisão 62% em 2006, 71% em 2010, como também pelos jornais:
44% em 2006, 51% em 2010. A internet aparece com as seguintes porcentagens 23%
em 2006 e 34% em 2010.
METODOLOGIA:
Os dados apresentados fazem parte de
uma pesquisa maior cujo objetivo é pesquisar a percepção pública da ciência e
tecnologia com jovens estudantes, em três cidades do Recôncavo da Bahia
(Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus), através de pesquisa
quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa será abortada através de quatro
eixos: 1) Imaginário social sobre a ciência e a tecnologia; 2) Compreensão de
conteúdos de conhecimento científico; 3) Processos de comunicação da ciência;
4) perfil sócio-econômico. Para isso foi construído um questionário com 58
perguntas, fechadas e abertas. Na fase Cachoeira da pesquisa o questionário foi
aplicado em uma amostra de 133 alunos do último ano do ensino médio de duas
escolas estaduais, Colégio Estadual de
Cachoeira e Colégio Antonio Joaquim Correia e alunos do Centro de Artes,
Humanidades e Letras – Cahl, da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Posteriormente, foi criado
um banco de dados a partir do programa SPSS (Statistical Package for the Social
Sciences), versão 11.0 e com as informações foram elaboradas tabelas e gráficos
para serem analisados, a partir das teorias de percepção pública da ciência,
teorias das relações de gênero e do jornalismo científico. Para esse texto
destacamos algumas informações sobre a pesquisa em Cachoeira/Ba, que serão
apresentadas a seguir.
RESULTADOS:
Perfil Sócio-Econômico:
Os jovens estudantes do último ano
de ensino médio (47%) e universitários (53%) entrevistados em Cachoeira/Ba,
pela Pesquisa Percepção Pública da Ciência & Tecnologia, em 2010 declararam
que 78% estavam entre 17 a 24 anos; 48% são do gênero feminino e 49% masculino;
75% são negros e 75% têm rendimento familiar de até três salários mínimos.
Imaginário Social sobre
Ciência e Tecnologia:
Os jovens estudantes de Cachoeira, 78%,
compreendem a ciência positivamente, expressa na ideia de grandes descobertas,
avanço técnico, compreensão do mundo natural, melhoria da vida humana e 80% dos
entrevistados concordam que “o mundo da ciência não pode ser compreendido pelas
pessoas comuns”.
Os entrevistados descrevem os cientistas
como “Pessoas cultas que produzem coisas úteis para a humanidade.”, 44%; “Pessoas inteligentes que trabalham muito sem
almejar serem ricas.”, 20%. Quanto ao
resultado que os cientista obtêm 47% respondeu que são úteis, mas não se
difundem.”
Os jovens entrevistados mostraram um
grande desconhecimento em relação à ciência e tecnologia e seus
cientistas/pesquisadores, tanto do Estado como em geral. A grande maioria desconhece
os cientistas/pesquisadores da Bahia, 69%. Apenas 31% respondeu que conhece algum
cientista/pesquisad@r baian@. Foram citados mais cientistas homens que
mulheres. As cientistas/pesquisadoras mais citadas foram Isabel Cristina Reis
(12%) e Renta Pitombo (12%). Os
cientistas homens mais citados foram: Eucimar Coutinho, 27,5%; Milton Santos,
12,5%; João José dos Reis, 10%; Albert Einstein, 7,5%. Ao citar os cientistas
baianos os jovens estudantes cometeram alguns equívocos como: alguns cientistas
brasileiros ou internacionais foram citados como cientistas baianos;
dificuldade em escrever corretamente o nome dos cientistas.
Dentre os jovens entrevistados 43% não
conhece nenhum cientista/pesquisador famoso do Brasil e do Mundo, vivo ou
morto. O nome de cientista/homem mais citado pelos que conhecem foi Albert
Einsten com 38%; as cientistas mais citadas foram Marie Curie (19%), Marilena
Chaui (19%) e Maria de Fátima Ferreira
(19%). Dos 76 estudantes universitários que conhecem um cientista apenas 21% citou
o nome de uma cientista. Os jovens do último ano do ensino médio não souberam
citar o nome de nenhuma
cientista/pesquisadora.
Processos
de Comunicação Social da Ciência
Os jovens
entrevistados, na sua maioria, se consideram pouco informados sobre C&T, 59%
e informado, 29%. Destacamos 4% que estão muito bem informados e 7% que não
estão nada informados. Eles se informam sobre C&T para: 1) Para manter-me
informado sobre temas importantes, 37%; 2) Para ter bom desempenho na profissão, na escola ou no trabalho, 23%; 3) Para
tomar decisões pessoais e saber como atuar, 16%; 4) Gosto especial por esses
temas, 11%; 5) Porque são temas conflituosos para a sociedade, 11%. Eles se
informam majoritariamente pela televisão e internet, 83%. Na televisão buscam
informação científica, sobretudo, nos Telejornais, 39%; Documentários, 32%; Documentários
e Telejornais, 10%; Filmes de Ficção científica, 7%, exibidos pela Rede
Bahia/TV Globo, 44%; TV E, 11%; Rede Bahia/TV Globo e TV E, 8%. A internet é
acessada em casa por 68% dos que tem computador e ligação com a internet, o
restante acessa a internet em lan house,
no Cahl/UFRB, em casa de amigo, parente, vizinho, no trabalho ou pelo celular.
O celular também é um meio de acessar a televisão, pois na área rural existe
dificuldade com a conexão.
CONCLUSÃO
Os resultados mostram que os jovens estudantes
têm interesse pela Ciência e Tecnologia, no entanto ela não está sendo ensinada
e divulgada de forma adequada nacional e regionalmente.
O número de jovens estudantes de
Cachoeira que não souberam citar o nome de um cientista/pesquisador foi bem
menor que os dados nacionais, apesar da dificuldade em saber sobre a
nacionalidade d@ cientista ou escritura do nome, entre os que citaram o nome de
cientista. Nacionalmente não aparece entre os mais citados o nome de mulheres
cientistas ou cientista social, os jovens em Cachoeira citaram tanto cientistas
mulheres, quanto cientista social. Essa diferença entre os dados é reflexo da
atuação da universidade na cidade, pois o contato dos jovens estudantes com os
professores/pesquisadores da universidade faz com que comecem a mudar seus
conhecimentos científicos.
Também como os dados nacionais, a
informação sobre C& T é obtida pela televisão, porém em Cachoeira com taxa
mais alta, 83% e diferentemente dos dados nacionais a internet aparece ao lado
da televisão como acesso a C&T. Vale
destacar que inexistem programas televisivos sobre ciência e tecnologia nas
emissoras locais direcionadas para a juventude da Bahia, mas a Bahia já foi
destaque em divulgação científica no Brasil, com a publicação da revista
científica Gazeta Médica da Bahia, em
1866, uma das pioneiras. Resgatamos esse passado e criamos um site para
divulgação científica, com pequenas experiências em vídeo.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Ministério da Ciência e
Tecnologia. O que o brasileiro pensa da
Ciência e da Tecnologia? Relatório de pesquisa Instituto Gallup, 1987.
____Percepção Pública da Ciência
e Tecnologia. Departamento de Popularização e Difusão da C&T. Secretaria de
Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. 2007.
____Percepção Pública da Ciência
e Tecnologia. Departamento de Popularização e Difusão da C&T. Secretaria de
Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. 2010
VOGT, C.; POLINO, C. (Orgs.) Percepção Pública da ciência: resultados
da pesquisa na Argentina, Brasil, Espanha e Uruguai. Campinas, SP: Ed. Da
Unicamp; São Paulo, SP, FAPESP, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário