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O "Colóquio Internacional: Tendências contemporâneas da comunicação científica: desafios e perspectivas" foi promovido pela Diretoria de Divulgação Científica, orgão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Foram debatidos os principais desafios da comunicação científica contemporânea tanto em ambientes corporativos quanto em redes entre países da América do Sul.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Notas sobre a Política do Sistema CAPES WEBTV


 

Daniela Carvalho Sophia – Doutora em História das Ciências (COC/Fiocruz)

 Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI)

danielasophia@mast.br

 

O trabalho tem como objetivo examinar a Política do Sistema Capes WEBTV, sistematizando algumas questões a serem aprofundadas por aqueles que trabalham em iniciativas de comunicação científica nas instituições acadêmicas. A Política do Sistema CAPES WEBTV foi criada por meio da Portaria nº 248, de 17 de dezembro de 2010, com a finalidade de constituir espaços de divulgação sobre as principais iniciativas da CAPES ligadas ao fomento e avaliação da pós-graduação, à formação de professores de educação básica e o acesso à informação científica. Tem ainda os seguintes objetivos: I- promover o acesso e o uso do Portal de Periódicos, por meio da veiculação de vídeos de treinamentos, da divulgação dos eventos e das principais coleções disponíveis às instituições participantes; e, II- funcionar como um canal de comunicação interna, por meio da publicação de notícias produzidas pelas estruturas de comunicação social das instituições.

 

Considera-se nesta reflexão a comunicação científica como um conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que o cientista concebe uma idéia para pesquisar, até que a informação acerca dos resultados seja aceita como constituinte do conhecimento científico (MEADOWS, 1999). É por meio da comunicação científica que acontece a disseminação e difusão do conhecimento (ALMEIDA, GUIMARÃES, ALVES 2010). O processo de tornar pública uma pesquisa, por meio de sua divulgação, se constitui como indispensável para que esta seja legitimada (ALMEIDA, GUIMARÃES, ALVES 2010). Por seu intermédio, a produção científica realizada pelos pares é disseminada, induzindo dessa forma outros e novos conhecimentos.

 

A política do Sistema CAPES/WEBTV é identificada, neste trabalho, como relevante instrumento neste processo de comunicação. O Sistema CAPES WEBTV se constitui em uma mídia voltada para a veiculação de notícias por meio da web concernente a temas relacionados à pesquisa e à pós-graduação no Brasil. Transmitido para professores, pesquisadores, servidores e alunos de instituições de ensino e pesquisa. A proposta do Sistema parte do pressuposto de que o compartilhamento de conhecimentos entre diferentes áreas, escolas, departamentos e programas que operam no cotidiano das IES em muito contribuiria para o incremento da produção científica brasileira. Assim, a CAPES/WEBTV foi desenvolvida visando estabelecer um novo e mais ágil canal de comunicação para a troca de informações na comunidade acadêmica.

 

O conhecimento da política do Sistema CAPES WEBTV alcançado pelos gestores da CAPES na implementação do Sistema, a ampliação e democratização do acesso a mídia pelas instituições acadêmicas e a qualidade técnica das notícias veiculadas, permite-nos afirmar que a introdução de novos instrumentos que contribuam para a maior transparência da informação gerada pelas instituições acadêmicas e coloquem em comunicação diferentes perspectivas de sua comunidade possam promover um expressivo salto de qualidade no debate acadêmico e representar uma fonte de alternativas para incrementar o sistema de ensino e pesquisa brasileiro. Por outro lado, uma análise preliminar do conteúdo do site do Sistema CAPES WEBTV, permite-nos afirmar que o material ali armazenado representa uma boa fonte para a identificação de tendências do padrão de intervenção estatal setorial em diferentes conjunturas governamentais, para o melhor entendimento da agenda da política e do modus operandi da condução da política Nacional de Pós Graduação, levada à cabo pela CAPES.

 

No trabalho, identifica-se alguns eixos de ação que, se combinados, podem amparar o êxito de iniciativas que promovam a expansão da Política do Sistema CAPES/WEBTV, tais como: i) ampliar o controle público sobre a regulação da produção, do uso e da disseminação da informação, de um lado, e sobre o acesso à tecnologia, de outro; ii) investir na ampla divulgação das informações que circulam nos diferentes canais, ampliando os recursos destinados às assessorias de imprensa e departamentos de comunicação social das IES; e, iii) desenvolver, no âmbito das instituições de ensino superior, atividades de mobilização para divulgação de notícias e que permita reunir a comunidade científica neste ambiente.

 

Com a legitimidade política que adquiriu e a experiência acumulada em dois anos de funcionamento regular, o Sistema vem, de fato, ampliando seu potencial de contribuir para a atualização dos conteúdos e formas de divulgação científica no país, para a integração do Sistema Nacional de Pós Graduação e para a ampliação do acesso às informações acadêmicas mais democrática e mais eqüitativa entre as diferentes escolas, departamentos e estruturas organizativas concernentes às IES.

 

A ampla disseminação do Sistema CAPES/WEBTV no âmbito das instituições acadêmicas e a crescente percepção de seu valor político nas experiências em curso, concorreu, nos últimos dois anos, para um tempo de experimentação de inovações sem igual no estabelecimento de projetos de inovação tecnológica participativa e de extensão do controle público sobre as ações empreendidas pela comunidade acadêmica. Com isso, as instituições acadêmicas tiveram a necessidade de se renovar. Tais inovações parecem, pois, estar operando mudanças significativas no contexto das instituições de ensino e pesquisa brasileiras, em geral, a de universidades e centros de pesquisas públicas.

 

A democratização do acesso à tais informações vem sendo valorizada no âmbito do Sistema Nacional de Pós Graduação como chave para um desenvolvimento acadêmico que fortaleça práticas de divulgação e trocas de conhecimento científico de forma participativa. Avalia-se que nas instituições onde o Sistema foi implementado, a informação veiculada contribui para que organizações, funcionários e demais atores melhorem seu desempenho em suas tarefas de divulgar conhecimentos produzidos.

 

Considera-se ainda que a necessidade de se construir canais de divulgação científica é um desafio contemporâneo que os dirigentes de Instituições de Ensino Superior não podem evitar. Observa-se internacionalmente uma tendência à valoração de projetos de inovação tecnológica no processo de divulgação científica. Neste contexto, a produção e socialização de informação, vinculadas ao alargamento dos espaços de discussão no âmbito das instituições de ensino superior, são identificadas como insumos fundamentais para ações institucionais orientadas ao fortalecimento do Sistema Nacional de Pós Graduação.

 

A implementação da Política do Sistema CAPES/WEBTV, que espalhou pelas instituições um sistema de transmissão de notícias, tem transformado o uso das tecnologias de informação e comunicação em verdadeira panacéia para o fortalecimento de práticas divulgação científica. Assim, a associação entre informação, tecnologia e divulgação científica vem sendo traduzida, no âmbito da experiência da Política, a partir de diferentes perspectivas: como requisito para fortalecer o Sistema Nacional de Pós Graduação, como condição para democratização das informações produzidas e como meio para reduzir distâncias entre dirigentes e comunidade acadêmica, dentre outras.

 

Com o processo de implementação do Sistema CAPESWEBTV, é possível afirmar que iniciativas que fazem uso de inovações tecnológicas desta natureza têm se mostrado capazes de agilizar a circulação e troca de informações entre pesquisadores e usuários nos espaços de produção de pesquisa e em muito contribuem para o desenvolvimento de propostas e ações mais sintonizadas com os variados problemas e necessidades das instituições de ensino e pesquisa.

Bibliografia:

Arjona Martín, J. B. ; Victoria Mas, J. S. Análisis cuantitativo de la televisión y el vídeo en Internet (WebTV). Estudio de formatos, contenidos y origen. Fonseca : Journal of Communication, 2011.

BRASIL. Lei n°. 10.973 de 2 de dezembro de 2004.


CAPES. Plano Nacional de Pós Graduação- documentos setoriais. Vol. II. Brasília, DF, 2010.

CAPES. Plano Nacional de Pós Graduação (2011-2020). Brasília, DF, 2010.

CAPES. Plano Nacional de Pós Graduação (205-2010). Brasília, DF, 2010.

CAPES. Portal de Periódicos. www.periodicos.capes.gov.br

CAPES. Portaria nº 248, de 17 de dezembro de 2010.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GARVEY, W. D. Communication: the essence of science facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon Press, 1979. CAPES. Relatório de Área (2004-2006).

GUIMARÃES, J. A.; ALMEIDA, E. C. E; Alves, I. T. G. Dez Anos do Portal de Periódicos da CAPES: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Vol. 7, n 13, nov. 2010, pg. 218-248.

MEADOWS, A. J. A Comunicação Científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999.

RIBEIRO, Patrícia; SOPHIA, Daniela Carvalho and GRIGORIO, Deise de Araújo. Gestão governamental e sociedade: informação, tecnologia e produção científica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.3

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