Daniela Carvalho
Sophia – Doutora em História das Ciências (COC/Fiocruz)
Museu de Astronomia e Ciências Afins
(MAST/MCTI)
danielasophia@mast.br
O trabalho tem
como objetivo examinar a Política do Sistema Capes WEBTV, sistematizando
algumas questões a serem aprofundadas por aqueles que trabalham em iniciativas
de comunicação científica nas instituições acadêmicas. A Política do Sistema CAPES WEBTV foi criada por meio da Portaria nº 248, de 17 de dezembro de 2010, com a
finalidade de constituir espaços de divulgação sobre as principais
iniciativas da CAPES ligadas ao fomento e avaliação da pós-graduação, à
formação de professores de educação básica e o acesso à informação científica. Tem
ainda os seguintes objetivos: I- promover o acesso e o uso do Portal de
Periódicos, por meio da veiculação de vídeos de treinamentos, da divulgação dos
eventos e das principais coleções disponíveis às instituições participantes; e,
II- funcionar como um canal de comunicação interna, por meio da publicação de
notícias produzidas pelas estruturas de comunicação social das instituições.
Considera-se
nesta reflexão a comunicação científica como um conjunto de atividades associadas
à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que o
cientista concebe uma idéia para pesquisar, até que a informação acerca dos
resultados seja aceita como constituinte do conhecimento científico (MEADOWS,
1999). É por meio da comunicação científica que acontece a disseminação e
difusão do conhecimento (ALMEIDA, GUIMARÃES, ALVES 2010). O processo de tornar
pública uma pesquisa, por meio de sua divulgação, se constitui como
indispensável para que esta seja legitimada (ALMEIDA, GUIMARÃES, ALVES 2010).
Por seu intermédio, a produção científica realizada pelos pares é disseminada,
induzindo dessa forma outros e novos conhecimentos.
A política do
Sistema CAPES/WEBTV é identificada, neste trabalho, como relevante instrumento
neste processo de comunicação. O Sistema CAPES WEBTV se constitui em uma mídia
voltada para a veiculação de notícias por meio da web concernente a temas
relacionados à pesquisa e à pós-graduação no Brasil. Transmitido para
professores, pesquisadores, servidores e alunos de instituições de ensino e
pesquisa. A proposta do Sistema parte do pressuposto de que o compartilhamento
de conhecimentos entre diferentes áreas, escolas, departamentos e programas que
operam no cotidiano das IES em muito contribuiria para o incremento da produção
científica brasileira. Assim, a CAPES/WEBTV foi desenvolvida visando
estabelecer um novo e mais ágil canal de comunicação para a troca de
informações na comunidade acadêmica.
O conhecimento da política do Sistema CAPES WEBTV
alcançado pelos gestores da CAPES na implementação do Sistema, a ampliação e
democratização do acesso a mídia pelas instituições acadêmicas e a qualidade
técnica das notícias veiculadas, permite-nos afirmar que a introdução de novos
instrumentos que contribuam para a maior transparência da informação gerada
pelas instituições acadêmicas e coloquem em comunicação diferentes perspectivas
de sua comunidade possam promover um expressivo salto de qualidade no debate
acadêmico e representar uma fonte de alternativas para incrementar o sistema de
ensino e pesquisa brasileiro. Por outro lado, uma análise preliminar do
conteúdo do site do Sistema
CAPES WEBTV, permite-nos afirmar que o material ali armazenado
representa uma boa fonte para a identificação de tendências do padrão de
intervenção estatal setorial em diferentes conjunturas governamentais, para o
melhor entendimento da agenda da política e do modus operandi da
condução da política Nacional de Pós Graduação, levada à cabo pela CAPES.
No trabalho, identifica-se alguns eixos de ação que,
se combinados, podem amparar o êxito de iniciativas que promovam a expansão da
Política do Sistema CAPES/WEBTV, tais como: i) ampliar o controle público sobre
a regulação da produção, do uso e da disseminação da informação, de um lado, e
sobre o acesso à tecnologia, de outro; ii) investir na ampla divulgação das
informações que circulam nos diferentes canais, ampliando os recursos
destinados às assessorias de imprensa e departamentos de comunicação social das
IES; e, iii) desenvolver, no âmbito das instituições de ensino superior, atividades
de mobilização para divulgação de notícias e que permita reunir a comunidade
científica neste ambiente.
Com a
legitimidade política que adquiriu e a experiência acumulada em dois anos de
funcionamento regular, o Sistema vem, de fato, ampliando seu potencial de contribuir
para a atualização dos conteúdos e formas de divulgação científica no país,
para a integração do Sistema Nacional de Pós Graduação e para a ampliação do
acesso às informações acadêmicas mais democrática e mais eqüitativa entre as
diferentes escolas, departamentos e estruturas organizativas concernentes às
IES.
A ampla
disseminação do Sistema CAPES/WEBTV no âmbito das instituições acadêmicas e a
crescente percepção de seu valor político nas experiências em curso, concorreu,
nos últimos dois anos, para um tempo de experimentação de inovações sem igual
no estabelecimento de projetos de inovação tecnológica participativa e de
extensão do controle público sobre as ações empreendidas pela comunidade
acadêmica. Com isso, as instituições acadêmicas tiveram a necessidade de se
renovar. Tais inovações parecem, pois, estar operando mudanças significativas
no contexto das instituições de ensino e pesquisa brasileiras, em geral, a de
universidades e centros de pesquisas públicas.
A democratização do acesso à tais informações vem
sendo valorizada no âmbito do Sistema Nacional de Pós Graduação como chave para
um desenvolvimento acadêmico que fortaleça práticas de divulgação e trocas de
conhecimento científico de forma participativa. Avalia-se que nas instituições
onde o Sistema foi implementado, a informação veiculada contribui para que
organizações, funcionários e demais atores melhorem seu desempenho em suas
tarefas de divulgar conhecimentos produzidos.
Considera-se ainda que a necessidade de se construir
canais de divulgação científica é um desafio contemporâneo que os dirigentes de
Instituições de Ensino Superior não podem evitar. Observa-se internacionalmente
uma tendência à valoração de projetos de inovação tecnológica no processo de
divulgação científica. Neste contexto, a produção e socialização de informação,
vinculadas ao alargamento dos espaços de discussão no âmbito das instituições
de ensino superior, são identificadas como insumos fundamentais para ações
institucionais orientadas ao fortalecimento do Sistema Nacional de Pós
Graduação.
A implementação da Política do Sistema CAPES/WEBTV,
que espalhou pelas instituições um sistema de transmissão de notícias, tem
transformado o uso das tecnologias de informação e comunicação em verdadeira
panacéia para o fortalecimento de práticas divulgação científica. Assim, a
associação entre informação, tecnologia e divulgação científica vem sendo
traduzida, no âmbito da experiência da Política, a partir de diferentes
perspectivas: como requisito para fortalecer o Sistema Nacional de Pós
Graduação, como condição para democratização das informações produzidas e como
meio para reduzir distâncias entre dirigentes e comunidade acadêmica, dentre
outras.
Com o processo de
implementação do Sistema CAPESWEBTV, é possível afirmar que iniciativas que
fazem uso de inovações tecnológicas desta natureza têm se mostrado capazes de
agilizar a circulação e troca de informações entre pesquisadores e usuários nos
espaços de produção de pesquisa e em muito contribuem para o desenvolvimento de
propostas e ações mais sintonizadas com os variados problemas e necessidades
das instituições de ensino e pesquisa.
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