"EM
CLIMA DE SAÚDE: PREVENINDO COM CIÊNCIA!”- EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Autores
Santos, Juliana Lúcia Costa – Escola de Saúde Pública de Minas
Gerais. E-mail: julianalcsantos@yahoo.com.br
Ferreira, Raquel Aparecida – Escola de Saúde Pública de Minas
Gerais. E-mail: raap@gmail.com
Schall, Virginia Torres – Centro de Pesquisa René Rachou- Fiocruz-MG.
E-mail: vtschall@cpqrr.fiocruz.br
Nogueira, Maria José – Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
E-mail: maria.nog@cpqrr.fiocruz.br
Introdução
A Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia caracteriza-se como o maior evento de
popularização da ciência que acontece no país
e
tem por objetivo: “mobilizar a população, em especial crianças e jovens,
em torno de temas e atividades de Ciência e tecnologia (C&T), valorizando a
criatividade, a atitude científica e a inovação”. (Ministério da Ciência e
Tecnologia, 2011). Por meio de sua
realização, busca-se consolidar no Brasil um mecanismo - que já vem
sendo utilizado com êxito em vários países do mundo, como Reino Unido, Espanha,
França, África do Sul e Chile – de incentivar o
interesse em atividades de ciência e tecnologia, dando valor à
criatividade, inovação e atitude científica, além de possibilitar a discussão
do impacto das pesquisas.
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O tema central da
SNCT 2011, “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, e Prevenção de Riscos”,
foi escolhido de acordo com seu grande valor global, a atualidade da questão e
sua importância para a população. Desse modo, considerando que o aumento do
conhecimento científico e do interesse da população pela ciência e tecnologia
são condicionantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, o
Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LaESA) do Centro de Pesquisas René
Rachou (CPqRR – Fiocruz/Minas), e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas
Gerais (ESP-MG) realizaram no período de 17 e 22 de outubro, tendo como sede a
ESP-MG, o evento "Em clima de saúde: prevenindo com Ciência!". O
evento teve suas atividades cadastradas na Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia (SNCT) do ano de 2011. Esta proposição se sustentou no compromisso
que estas duas instituições têm com a socialização no âmbito da coletividade no
que se refere à concepção de saúde em seu sentido ampliado. O evento contou com
a participação da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, da Fundação Hemominas
e do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais.
Duas atividades
principais tiveram destaque no evento: A tenda da ciência e as salas
interativas. Na “Tenda da Ciência” foram realizados bate-papos com
pesquisadores sobre temáticas relacionadas a Mudanças Climáticas e Saúde, Shows
de Química e a oficina “Corporeidade e Educação”. Nas salas interativas
aconteceram atividades diversificadas: jogos, rodas de discussão, debates,
mostras interativas, entre outras.
A sala de Doenças
Negligenciadas contou com equipamentos de microscopia óptica e maquetes que
viabilizaram a exibição de exemplares de espécies que caracterizam os agentes
etiológicos, vetores ou hospedeiros de várias doenças. Foram apresentados
exemplares de parasitos causadores da malária, das leishmanioses, doença de
Chagas, bem como mosquitos vetores da dengue e outros ectoparasitos como pulgas
e carrapatos.
Alunos
participando do “Quiz” com jogo de dardos
A
sala de mudanças climáticas foi composta de duas cabines de simulação de
temperaturas extremas (calor e frio), uma televisão com imagens de desastres
ambientais relacionados a mudanças climáticas e um Smart Board com o jogo da
Mata Atlântica e a Pegada Ecológica.
Sala interativa
“Mudanças Climáticas”
Diante do tema “Mudanças Climáticas,
desastres naturais e prevenção de riscos” ficou evidente a importância de
disponibilizar um espaço no qual a Defesa Civil trabalhasse as condições que interferem
nas situações de risco. Neste sentido, a Defesa Civil utilizou estratégias como
filmes, maquetes para a apresentação e discussão da concepção de Defesa Civil e
de alguns conceitos básicos pertinentes a ela, como desastre, evento adverso,
vulnerabilidade, ameaça e risco, com os visitantes da semana. Em outra sala foram
expostos equipamentos e materiais necessários para o suporte básico de vida, e
realizadas demonstrações de imobilização da vítima e outros recursos
ilustrativos relacionados ao suporte básico de vida. Filmes e outros materiais
multimídias produzidos pelo departamento de pediatria da Universidade Federal
de Minas Gerais também foram utilizados.
Material
para as atividades da defesa civil e suporte básico de vida
O espaço
ocupado pelo Hemominas centrou-se em atividades interativas para mostrar que as ações desta instituição não se resumem às
tecnologias associadas à doação de sangue. Desse modo, realizou partidas de jogos didáticos produzidos por sua equipe e
que contribuem para a fixação, compreensão e aprendizagem dos conhecimentos relativos à Genética e Biologia
Molecular.
Participantes em atividades da sala Hemominas
A exposição “Conheça os cientistas da
sua terra” foi montada em uma das salas
interativas do evento .Ela é composta por 18 grandes painéis com imagens de
cientistas mineiros importantes no passado e no presente. Entre os cientistas
da exposição existem alguns de maior prestígio nacional, como Alberto Santos
Dumont e Carlos Chagas, e outros com menor renome no país. Os textos sobre os
cientistas e suas pesquisas foram baseados nas informações e cartas do jogo Ciência
à Vista (Alves & Schall, 2008),
dados da Academia Brasileira de Ciências e livros sobre cientistas brasileiros,
como o de Candotti (1998) e o de Schall (2001). Os panéis apresentam
informações referentes às descobertas e objetos de pesquisa que de alguma forma
influenciaram a sociedade e que são abordadas em linguagem simples e de fácil
compreensão.
Resultados
Ao
todo, 451 alunos e 31 professores/coordenadores estiveram presentes. Também participaram adolescentes que cumpriam
medida sócio educativa pelo Programa de Liberdade Assistida da Prefeitura de
Municipal de Belo Horizonte- MG e estudantes portadores de deficiência visual
do Instituto São Rafael, bem como, alguns
professores.
Com
o objetivo de compartilhar a experiência vivenciada na SNCT a equipe de
pesquisadores e colaboradores elaborou um e-book que disponibiliza os resumos
do bate –papo com alguns cientistas que
participaram do quadro “Cientista
ao vivo” , e também o link para o Video
na integra. Disponibiliza também roteiros de oficinas a respeito das temáticas
apresentadas nas salas interativas. Os
roteiros foram pautados no modelo dialógico que abre a possibilidade para o uso
de métodos e estratégias de Educação em
Saúde que promovam uma relação dialógica entre os participantes com ênfase na
participação cidadã e a formação de sujeitos autônomos, fatores importantes
para o controle/prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.
Esperamos
que os roteiros apresentados no E-book possam contribuir para o elaboração e
desenvolvimento de atividades de divulgação científica que integrem aspectos
cognitivos e afetivos e privilegiam o lúdico e a interatividade, para que as
idéias e conceitos científicos não sejam apenas memorizados e decorados mas que impliquem
significados de saúde entrelaçados por diversos outros sentidos.
Bibliografia
ALVES, L. R.; SCHALL, V. T. Ciência À Vista: Um
Método Lúdico e Interativo de Divulgação e Ensino de Ciências. In: X Reunión de la
Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el
Caribe (RED POP - UNESCO) y IV Taller Ciencia,
Comunicación y Sociedad, 2007, Costa Rica.
Boletín de Marzo 2008, 2008.
CANDOTTI, E. Cientistas do Brasil: depoimentos. Editora São Paulo: SBPC, 1998.
SCHALL, V. T. Contos de Fatos: Histórias de Manguinhos, Ed. Fiocruz, Rio de
Janeiro, 2001.
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