Quem sou eu

Belo Horizonte
O "Colóquio Internacional: Tendências contemporâneas da comunicação científica: desafios e perspectivas" foi promovido pela Diretoria de Divulgação Científica, orgão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Foram debatidos os principais desafios da comunicação científica contemporânea tanto em ambientes corporativos quanto em redes entre países da América do Sul.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

"EM CLIMA DE SAÚDE: PREVENINDO COM CIÊNCIA!”- EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE.


"EM CLIMA DE SAÚDE: PREVENINDO COM CIÊNCIA!”- EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE.

 

Autores

Santos, Juliana Lúcia Costa – Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. E-mail: julianalcsantos@yahoo.com.br

Ferreira, Raquel Aparecida – Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. E-mail: raap@gmail.com

Schall, Virginia Torres – Centro de Pesquisa René Rachou- Fiocruz-MG. E-mail: vtschall@cpqrr.fiocruz.br

Nogueira, Maria José – Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. E-mail: maria.nog@cpqrr.fiocruz.br

 

Introdução

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia caracteriza-se como o maior evento de popularização da ciência que acontece no país
 
e tem por objetivo: “mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação”. (Ministério da Ciência e Tecnologia, 2011). Por meio de sua  realização, busca-se consolidar no Brasil um mecanismo - que já vem sendo utilizado com êxito em vários países do mundo, como Reino Unido, Espanha, França, África do Sul e Chile – de incentivar o interesse em atividades de ciência e tecnologia, dando valor à criatividade, inovação e atitude científica, além de possibilitar a discussão do impacto das pesquisas.


O tema central da SNCT 2011, “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, e Prevenção de Riscos”, foi escolhido de acordo com seu grande valor global, a atualidade da questão e sua importância para a população. Desse modo, considerando que o aumento do conhecimento científico e do interesse da população pela ciência e tecnologia são condicionantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, o Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LaESA) do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR – Fiocruz/Minas), e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizaram no período de 17 e 22 de outubro, tendo como sede a ESP-MG, o evento "Em clima de saúde: prevenindo com Ciência!". O evento teve suas atividades cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do ano de 2011. Esta proposição se sustentou no compromisso que estas duas instituições têm com a socialização no âmbito da coletividade no que se refere à concepção de saúde em seu sentido ampliado. O evento contou com a participação da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, da Fundação Hemominas e do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais.

Duas atividades principais tiveram destaque no evento: A tenda da ciência e as salas interativas. Na “Tenda da Ciência” foram realizados bate-papos com pesquisadores sobre temáticas relacionadas a Mudanças Climáticas e Saúde, Shows de Química e a oficina “Corporeidade e Educação”. Nas salas interativas aconteceram atividades diversificadas: jogos, rodas de discussão, debates, mostras interativas, entre outras.

A sala de Doenças Negligenciadas contou com equipamentos de microscopia óptica e maquetes que viabilizaram a exibição de exemplares de espécies que caracterizam os agentes etiológicos, vetores ou hospedeiros de várias doenças. Foram apresentados exemplares de parasitos causadores da malária, das leishmanioses, doença de Chagas, bem como mosquitos vetores da dengue e outros ectoparasitos como pulgas e carrapatos.

                                               

                                                              Alunos participando do “Quiz” com jogo de dardos

 

A sala de mudanças climáticas foi composta de duas cabines de simulação de temperaturas extremas (calor e frio), uma televisão com imagens de desastres ambientais relacionados a mudanças climáticas e um Smart Board com o jogo da Mata Atlântica e a Pegada Ecológica.

                                             

                                                                        Sala interativa “Mudanças Climáticas”

 

Diante do tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” ficou evidente a importância de disponibilizar um espaço no qual a Defesa Civil trabalhasse as condições que interferem nas situações de risco. Neste sentido, a Defesa Civil utilizou estratégias como filmes, maquetes para a apresentação e discussão da concepção de Defesa Civil e de alguns conceitos básicos pertinentes a ela, como desastre, evento adverso, vulnerabilidade, ameaça e risco, com os visitantes da semana. Em outra sala foram expostos equipamentos e materiais necessários para o suporte básico de vida, e realizadas demonstrações de imobilização da vítima e outros recursos ilustrativos relacionados ao suporte básico de vida. Filmes e outros materiais multimídias produzidos pelo departamento de pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais também foram utilizados.

                                          

                                                Material para as atividades da defesa civil e suporte básico de vida

 

O espaço ocupado pelo Hemominas centrou-se em  atividades interativas para mostrar que as  ações desta instituição não se resumem às tecnologias associadas à doação de sangue. Desse modo, realizou partidas de  jogos didáticos produzidos por sua equipe e que  contribuem para a  fixação, compreensão e aprendizagem dos conhecimentos relativos à Genética e Biologia Molecular.

                                

                                                 Participantes em atividades da sala Hemominas

 

A exposição “Conheça os cientistas da sua terra”   foi montada em uma das salas interativas do evento .Ela é composta por 18 grandes painéis com imagens de cientistas mineiros importantes no passado e no presente. Entre os cientistas da exposição existem alguns de maior prestígio nacional, como Alberto Santos Dumont e Carlos Chagas, e outros com menor renome no país. Os textos sobre os cientistas e suas pesquisas foram baseados nas informações e cartas do jogo Ciência à Vista (Alves & Schall, 2008), dados da Academia Brasileira de Ciências e livros sobre cientistas brasileiros, como o de Candotti (1998) e o de Schall (2001). Os panéis apresentam informações referentes às descobertas e objetos de pesquisa que de alguma forma influenciaram a sociedade e que são abordadas em linguagem simples e de fácil compreensão.

 

Resultados

Ao todo, 451 alunos e 31 professores/coordenadores estiveram presentes.  Também participaram adolescentes que cumpriam medida sócio educativa pelo Programa de Liberdade Assistida da Prefeitura de Municipal de Belo Horizonte- MG e estudantes portadores de deficiência visual do Instituto  São Rafael, bem como, alguns professores.

Com o objetivo de compartilhar a experiência vivenciada na SNCT a equipe de pesquisadores e colaboradores elaborou um e-book que disponibiliza os resumos do bate –papo com alguns cientistas que  participaram do quadro  “Cientista ao vivo” , e também  o link para o Video na integra.  Disponibiliza também   roteiros de oficinas a respeito das temáticas apresentadas nas salas  interativas. Os roteiros foram pautados no modelo dialógico que abre a possibilidade para o uso de  métodos e estratégias de Educação em Saúde que promovam uma relação dialógica entre os participantes com ênfase na participação cidadã e a formação de sujeitos autônomos, fatores importantes para o controle/prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.

Esperamos que os roteiros apresentados no E-book possam contribuir para o elaboração e desenvolvimento de atividades de divulgação científica que integrem aspectos cognitivos e afetivos e privilegiam o lúdico e a interatividade, para que as idéias e conceitos científicos não sejam apenas   memorizados e decorados mas que impliquem significados de saúde entrelaçados por diversos outros sentidos.

Bibliografia

ALVES, L. R.; SCHALL, V. T. Ciência À Vista: Um Método Lúdico e Interativo de Divulgação e Ensino de Ciências. In: X Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RED POP - UNESCO) y IV Taller Ciencia, Comunicación y Sociedad, 2007, Costa Rica. Boletín de Marzo 2008, 2008.

CANDOTTI, E. Cientistas do Brasil: depoimentos. Editora São Paulo: SBPC, 1998.

SCHALL, V. T. Contos de Fatos: Histórias de Manguinhos, Ed. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário